RECEITA
DE ALFABETIZAÇÃO
INGREDIENTES
1 criança de 6 anos
1 uniforme escolar
1 sala de aula decorada
1 cartilha
PREPARO
Pegue a criança de 6 anos, limpe
bem, lave e enxágüe com cuidado.Enfie a criança dentro do uniforme e coloque-a
sentadinha na sala de aula (decorada com motivos infantis). Nas oito primeiras
semanas, sirva como alimentação e exercícios de prontidão. Na nona semana,
ponha a cartilha nas mãos da criança.
Atenção: tome cuidado para que ele não
se contamine com o contato de livros, jornais, revistas e outros materiais
impressos.
Abra bem a boca da criança e
faça com que ela engula as vogais. Depois de digeridas as vogais, mande-as
mastigar uma a uma as palavras da cartilha. Cada palavra deve ser mastigada no
mínimo sessenta vezes. Se houver dificuldade para engolir, separe as palavras
em pedacinhos.
Mantenha a criança em
banho-maria durante quatro meses, fazendo exercícios de cópia. Em seguida faça
com que a criança engula algumas frases inteiras. Mexa com cuidado para não
embolar.
Ao fim do oitavo mês, espete a
criança com um palito, ou melhor, aplique uma prova de leitura e verifique se
ela devolve pelo menos 70% das palavras e frases engolidas.
Se
isso acontecer:
Considere a criança alfabetizada. Enrole-a num bonito papel de presente e
despache-a para a série seguinte.
Se
isso não acontecer:
Se a criança não devolver o que lhe foi dado para engolir, recomece a receita
desde o início, isto é, volte aos exercícios de prontidão. Repita a receita
quantas vezes forem necessárias. Se não der resultado, ao fim de três anos
enrole a criança em um papel pardo e coloque um rótulo: “aluno renitente”.
ALFABETIZAÇÃO
SEM RECEITA
Pegue
uma criança de seis anos ou mais, no estado em que estiver, suja ou limpa, e
coloque-a numa sala de aula onde existam muitas escritas para olhar, manusear e
examinar.
Sirva jornais novos ou velhos, revistas,
embalagens, anúncios publicitários, latas de óleo vazias, caixas de sabão,
sacolas de supermercado, enfim tudo o que estiver entulhando os armários de sua
casa ou escola e que tenha coisas escritas.
Convide a criança para brincar e ler, adivinhando
o que está escrito. Você vai descobrir que ela sabe muita coisa!
Converse com a criança, troque idéias sobre
quem são vocês e as coisas de que gostam ou não. Depois escrevam no quadro
algumas coisas que foram ditas e leia para ela.
Peça à criança que olhe as coisas escritas
que existem por aí, nas ruas, nas lojas, na televisão. Escrevam algumas dessas
coisas no quadro.
Deixe a criança cortar letras, palavras e
frases dos jornais velhos. Não se esqueça de pedir para que ela limpe a sala
depois, explicando que assim a escola fica limpa.
Todo o dia leia em voz alta alguma coisa
interessante: historinhas, poesia, notícia de jornal, anedota, letra de música,
adivinhação, convite, mostre numa nota fiscal algo que você comprou, procure um
nome na lista telefônica. Mostre também algumas coisas escritas que talvez a
criança não conheça: dicionário, telegrama, carta, livro de receitas.
Desafie a criança a pensar sobre a escrita
e pense você também. Quando a criança estiver tentando escrever, deixe-a
perguntar ou ajudar o colega. Aceite a escrita da criança. Não se apavore se a
criança estiver “comendo” letras. Até hoje não houve caso
de “indigestão alfabética”.
Invente sua própria cartilha, selecione
palavras, frases e textos interessantes e que tenham que ver com a realidade da
criança. Use sua capacidade de observação, sua experiência e sua imaginação
para ensinar a ler. Leia e estude sempre e muito.
Adaptado de:
Carvalho, Marlene, Alfabetização sem receita e receita de alfabetização.
In: Carpe diem. Belo
Horizonte.
Centro de Aperfeiçoamento
de Profissionais da Educação.
Ano IV, jan/fev.
1994.
Por: Regiane (PC - Ciclo I)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu comentário !!!