quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CARTA AOS PAIS

Escola Maria Leda Fernades Brigo
Sejam todos bem vindos à escola.
Queridos Pais e Responsáveis.
Hoje começaremos um ano novo, todas as páginas estão em branco, gostaríamos de iniciar este ano pedindo sabedoria a Deus-Nosso Criador. Não sabemos o que nos aguarda ao longo de todo ano, mas temos certeza que com fé, dedicação, honestidade e humildade poderemos fazer uma grandiosa obra.Tratamos com o que há de maior responsabilidade - Formar pessoas humanizadas, sensíveis às necessidades do próximo, do mundo.Cada família, em sua casa deve fazer planos e se esforçar ao máximo para se aproximar sinceramente de seus filhos, buscando o respeito, o diálogo e ensinando que a vida é um presente e uma responsabilidade, ensinando os a amar e a servir, a terem limites, a fazerem a sua parte.
Deixaremos aqui algumas preciosas sugestões a cada um de vocês:

1-Desafie os filhos a apostar pequenas corridas em ambientes amplos. Evite fazer isso na sala, por exemplo, para prevenir acidentes com os móveis.

2-Comemore pequenas coisas: o novo legume que a criança finalmente resolveu experimentar, um acerto em um jogo. Todo mundo gosta de elogios.

3-Se o dia livre estiver bonito, vá a um parque com a família, faça um piquenique. Quebrar a rotina em uma das refeições faz bem de vez em quando.

4-Leia um livro com seu filho e peça que ele leia em voz alta alguns trechos - crianças que leem mais escrevem melhor e têm vocabulário mais amplo.

5-Desenhe ou pinte com seu filho. Deixe-o livre para escolher cores e o estimule a falar sobre o que está fazendo - muitos sentimentos são revelados assim.

6-Estimule os pequenos a tocar flores, folhas e árvores quando estiverem em parques ou jardins. O contato com a natureza desenvolve o respeito por ela

7-Vá para a cozinha em família: faça uma receita no fim de semana com a participação de todos e dê à criança tarefas seguras, longe de facas e do fogo.

8-Chame seu filho para ajudar a lavar a louça depois das refeições. Ele pode colocar os itens menos delicados, como panelas, no escorredor. 

9-Determine um período do dia para acompanhar a lição de casa e ajude apenas quando a criança pedir. Não queira fazer a lição por ela. 

10-Reserve 15 minutos da noite para conversar sobre o dia que está acabando.
 Deixe a criança contar o que aconteceu na escola e conte algo seu também.

11-Aproveite o tempo dentro do carro para conversar com seus filhos. Cantar uma música de que todos gostem também é um bom passatempo familiar no trânsito.

12-Participe de todas as reuniões de pais e mestres da escola e converse com os pais dos amigos de seus filhos sobre a relação deles.

13-Mostre álbuns de fotos e conte histórias da família para seu filho, se possível mostrando outros parentes. É importante que ele conheça suas origens.

14-Assistam juntos a um filme por semana - pode ser no cinema ou na tv - e troquem ideias sobre a história logo na seqüência.

15-Deixe o adolescente convidar amigos para passarem a tarde na sua casa. Procure não se intrometer nas conversas: mostre respeito para poder exigir o mesmo.

16-Leve a filha adolescente à manicure ou a ensine a fazer as unhas em casa. A vaidade feminina aproxima mãe e filha.

Pratique um esporte com o filho adolescente. Também podem ser aulas de dança ou de idiomas, desde que seja um interesse comum. 

17-Demonstre carinho e amor pelo seu cônjuge perto dos filhos. Eles aprenderão o que é um relacionamento equilibrado e buscarão o mesmo para eles. 

18-Independentemente da idade de seu filho, sempre converse com ele olhando nos olhos. Isso mostra atenção e honestidade. 

A criação de uma conexão duradoura exige carinho, dedicação e planejamento do tempo. As crianças precisam de atenção e perceber que, mesmo que a convivência diária seja curta, é de qualidade.
Uma das necessidades básicas do ser humano é a segurança. Saber-se importante para os pais leva, automaticamente, à conquista da autoconfiança.
Dinheiro não é algo relevante na questão da aproximação familiar, o importante  é que os pais parem de se culpar e de dar aos filhos tudo que eles pedem. Crianças ou adultos, eles nunca terão tudo o que desejam, todos se frustram em algum momento. Não é preciso dar um presente a cada ida ao mercado. Atingir o objetivo grandioso de ter filhos maduros, saudáveis e felizes está nos pequenos atos de cada dia.
Lembrem se que toda palavra bondosa e compassiva que for dirigida a seus filhos, sobrinhos, netos serão uma dádiva para eles, também os limites são muito necessários para a felicidade e segurança deles.
Deus nos capacita a realizar esta obra com compromisso e seriedade, a felicidade desses pequenos em grande parte está em nossas mãos. Caso necessitem de alguma orientação segue meu email:
Livros sugeridos: Criando filhos com sucesso Nancy Van Pelt Casa Publicadora.
Filme para os pais: A cor do Paraíso / Corajosos - belíssimo exemplo de educação paterna, do papel do Pai.
Caso necessitem de alguma orientação segue email da Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais: Marciambezrra@hotmail.com.
Atenciosamente,
Direção/Coordenação Pedagógica

27/01/2014

Postado por: Prof. Teresinha Alencar (Sala de Leitura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário !!!