quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

PROJETO CORTESIA

Escola Maria Leda Fernandes Brigo    
  
    Semana da Cortesia - Período de 28 à 31 de Janeiro de 2014

O que é cortesia?

A definição de CORTESIA leva-nos a formular o seguinte conceito: cortês é alguém que usa de amabilidade, polidez, gentileza e delicadeza nas palavras e ações.  Na escola, o aluno tem oportunidade de conviver com pessoas diferentes, num espaço assim tão diversificado é preciso trabalhar o respeito entre os indivíduos. Um ambiente de cortesia e gentileza é a melhor experiência que pode ser oferecida aos alunos.  Ao iniciar mais um ano letivo propomos melhor convivência entre alunos/alunos, alunos/professores, alunos/funcionários, com a implantação do projeto: Cortesia – dever de cada um.                                        Para o bom convívio – em casa, na escola, na rua... – é preciso seguir regras de cortesia, isto é de boas maneiras.                                       
Cortês é uma pessoa que tem consideração, é amável com os outros.    

Introdução

 Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas, seus pensamentos e sentimentos, que culminam em suas atitudes.  Acreditamos que é possível contribuirmos para a formação de numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum, oportunizando a todos uma realização pessoal digna.                                                                                                                                       
A escola perde muito do seu poder de influência para o bem comum, da contribuição de formação de cidadãos mais sensíveis e conscientes das necessidades do outro, quando se omite, quando deixa de acreditar positivamente na sua capacidade  de multiplicadora de ações que priorizem o bem comum. Muitos dos valores morais e éticos em nossa sociedade estão “adormecidos”  e banalizados, esses precisam ser resgatados, discutidos e pensados  através do diálogo, provocando um despertamento social, que semeie de forma sensível a beleza de ser que cada ser humano possui, relacionando se pacificamente, se respeitando; levando em conta as diferenças entre as pessoas.                                                                                 
A escola deve exercer o seu papel de promotora de um ambiente que estimule o crescimento e  a realização saudável, de cada um dos sujeitos que a ela se dirigem.  Ao nos debruçarmos refletidamente sobre as responsabilidades que nos cercam, e também sobre o relevante papel que a educação escolar tem na formação de uma sociedade mais respeitosa, fraternal e igualitária; não podemos olvidar a nossa rica contribuição. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as “crenças”, inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.                                                                                                                                                        
                                                        Justificativa:                                                                                                                                                                           
   A educação na Escola Maria Leda prioriza em sua metodologia ações que estimulem a cortesia e a prática de boas maneiras, buscando sempre em suas ações o resgate dos valores e a humanização dos seus educando. Atualmente muitas crianças e jovens demonstram atitudes descorteses e agem sem domínio próprio, sendo rudes e mal educados. Trabalhar o tema proposto é de fundamental importância para que os alunos aprendam a controlar-se e, consigam conviver em harmonia com as demais pessoas. Em nossos dias o valor da cortesia é pouco apreciado, o bom humor, a paciência, o uso das "palavras mágicas" (por favor, com licença, desculpe-me, bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado(a) ) devem ser cultivados pela família, educadores e toda a sociedade.
A verdadeira cortesia não se aprende pela mera prática das regras de etiqueta. Precisamos em todo momento cultivar hábitos corteses e polidos.

Objetivos:       

ü  Discutir e refletir com o grupo atitudes de cortesia, cooperação, respeito e amizade necessários ao bom convívio, dentro e fora do ambiente escolar.  
ü  Relembrar regras de convivência escolar/normas de convivência escolar;
  Relacionar-se com cortesia com todas as pessoas da escola;                                                                            
ü  Responsabilizar-se por seus pertences pessoais, material escolar e tarefas em sala de aula;
ü  Ensinar a importância de atitudes corteses para a boa convivência na escola, na família e na comunidade.
- Apresentar a Deus como o melhor exemplo de bondade, respeito, cortesia e amor pelos seres humanos.
ü  Incentivar atitudes de cortesia, respeito e amor entre todos os sujeitos que convivem dentro da escola, e assim formar multiplicadores que semeiem essas atitudes em nossa sociedade, que essas se tornem uma prática na escola e no lar.                                                                                                                        

     Promover momentos de reflexão e discussão sobre a necessidade de se repensar o convívio social, como algo possível e saudável entre pessoas com características tão peculiares.       
                                                                            
Cronograma:O projeto será desenvolvido durante a primeira semana de fevereiro em todos os períodos da escola.        
Desenvolvimento: Cada professor,dentro da sua disciplina, deverá organizar  as oportunidades para falar sobre o tema da semana e optar pelos meios que melhor atenda as peculiaridades de sua turma, dentro de sua prática de trabalho.                                                                                                                                                   
Palavras mágicas da Semana que pretendemos que sejam usadas durante todo o ano:

Bom dia, Boa tarde, Boa noite, Com licença, Obrigado (a), Por favor, Por gentileza, Agradeço, Não foi nada.

Postado por: Prof. Teresinha Alencar (Sala de leitura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário !!!